sexta-feira, 7 de agosto de 2015
Grand Theft Auto III
Grand Theft Auto III é um jogo eletrônico desenvolvido pela Rockstar North e publicado pela Rockstar Games. É o terceiro jogo da série Grand Theft Auto, mas o primeiro a ser feito em terceira dimensão. Foi lançado em outubro de 2001 para o console PlayStation 2, em maio de 2002 foi lançada a versão para Windows e em Novembro de 2003 saiu a versão para Xbox. O jogo foi precedido pelo Grand Theft Auto 2 e sucedido pelo Grand Theft Auto: Vice City.
GTA III é situado na cidade Liberty City, uma cidade metropolitana ficcional. O jogo segue um criminoso chamado Claude [1], que foi traido por sua namorada depois de um roubo a banco e precisará trabalhar para vários chefões do crime da cidade, antes de finalmente confronta-la. GTA III contêm tanto elementos de jogos de corrida, quanto de jogos de tiro em primeira pessoa e foi o primeiro jogo a implementar o estilo de jogo sandbox, que da liberdade ao jogador de explorar a grande cidade, completar missões, cometer atos criminosos ou completar missões paralelas.
O estilo do jogo, e sua jogabilidade, assim como seu novo mecanismo em terceira dimensão, teve contribuições possitivas para que Grand Theft Auto III tivesse uma grande quantidade de vendas em seu lançamento, e fez com que rapidamente fosse o jogo mais vendido em 20011 e foi largamente citado como um marco dos video games devido sua capacidade de influenciar as indústrias.2 O grande sucesso do jogo foi um fator importante para a popularidade nos jogos subsequentes tanto que até 2008, cinco jogos prequel foram lançados situados antes dos eventos de GTA III. O conteudo violento e sexual foi alvo de inúmeros debates morais e controversias na sociedade.
Índice [esconder]
1 Descrição
2 Enredo
2.1 Ambientação
2.2 História
2.3 Cidade
3 Jogabilidade
3.1 Armas
4 Recepção
4.1 Controvérsia
4.2 Vendas
4.3 Legado
5 Ver também
6 Referências
Descrição[editar | editar código-fonte]
É o terceiro jogo da série Grand Theft Auto, lançado em 2001 pela Rockstar Games para Playstation 2, mais tarde lançado para o PC e o Xbox. Foi o primeiro título da série para o PS2 e hoje é um dos mais conhecidos da plataforma. Tanto que todos os jogos posteriores a ele fazem parte da mesma saga. Ou seja, já inspirou mais cinco jogos da mesma série.
Enredo[editar | editar código-fonte]
Ambientação[editar | editar código-fonte]
Liberty City é tomada pelas máfias como os Leones e o Cartel Colombiano, que disputam a venda de uma nova droga chamada SPANK. A área de Portland é dominada pela máfia dos Leones, cujo líder é Salvatore Leone, um mafioso impiedoso totalmente influente na cidade. Portland Island é o local onde o jogo se inicia, é a área industrial da cidade, nela fica o porto e outras pequenas empresas. Staunton Island é uma zona rica da cidade, onde o jogo se desenvolve por bastante tempo, Staunton é ligada à Portland através da Callahan Bridge, uma ponte que passou por um processo de reconstrução devido a uma explosão no início do jogo. Staunton abriga vários arranha-céus e diversas empresas como a Love Media e a faculdade da cidade.
História[editar | editar código-fonte]
Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.
O jogo começa com um assalto a um grande banco por quatro criminosos, incluindo Claude e sua namorada latinoamericana Catalina. Claude consegue fugir por um beco, onde encontra um de seus companheiros morto e logo em seguida é surpreendido por Catalina lhe apontando duas pistolas. Ela então diz que ele é perda de tempo e atrapalha suas ambições, traindo-o e disparando-o em seu pescoço. Claude é então deixado à beira da morte e Catalina foge com seu novo amante Miguel, líder do Cartel Colombiano, uma gangue traficante de drogas. Claude sobrevive, mas é capturado pela polícia e condenado a dez anos de prisão.
Claude é colocado em uma vã da polícia para ser transportado para o presídio na grande cidade de Liberty City junto com dois outros criminosos: 8-Ball, um respeitado fabricante de bombas e a figura conhecida como o Velho Cavalheiro Oriental. No entanto, a vã é perseguida por carros do Cartel Colombiano, que buscam resgatar o Velho Cavalheiro Oriental. À altura da Ponte Callahan, eles têm sucesso em seu objetivo e libertam não só o Velho Cavalheiro mas também Claude e 8-Ball. No entanto, de um de seus carros cai acidentalmente uma bomba que, minutos depois, explode e destrói parte da ponte, impedindo a passagem de qualquer veículo. Claude e 8-Ball conseguem escapar logo após o Cartel, e se refugiam no Distrito Red Light, uma zona de meretrício em Portland, o setor industrial da cidade.
Claude vê então a grande oportunidade de se estabilizar novamente como um criminoso respeitado ao tomar conhecimento de que a cidade é governada por todos os tipos de gangues e máfias (como a Máfia Italiana, Yakuza, Diablos e outros). Visando "subir" na carreira, Claude adentra o submundo do crime de Liberty City, trabalhando como "homem de serviços" para as mais variadas organizações criminosas da metrópole. Ao fim de seu caminho, está o seu desejo de vingança contra Catalina, objetivo do qual ele jamais abrirá mão. Nunca. No final do jogo Claude Invade a Mansão Onde está sua ex, após escapar de um tiroteio subito ele ve a sua ex fugir de helicóptero e começa a segui-la até a represa, e quando chega la encara outro tiroteio e salva Maria mas Catalina esta prestes a fugir de novo, como Claude só quer a vingança ele usa uma Bazuca para destruir o helicóptero e matar Catalina.
Claude então foge com Maria, supostamente morta por ele mesmo
Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.
Cidade[editar | editar código-fonte]
A cidade de Grand theft Auto 3 é Liberty City, a primeira grande cidade 3D virtual concebida para um jogo. É uma cidade inspirada em Nova Iorque, na costa leste dos EUA. Possui três ilhas: Portland Island, Staunton Island e Shoreside Vale. Liberty City, consequentemente, teria o World Trade Center, mas na ultima hora a produtora, Rockstar Games, tirou, devido aos Ataques de 11 de Setembro de 2001, e em seu lugar foi posta uma Igreja, e foram retiradas algumas missões (a Igreja seria um ato de Paz para Nova Iorque).
Jogabilidade[editar | editar código-fonte]
Grand Theft Auto III herda e modifica muito da mecânica de jogabilidade do seu predecessor, Grand Theft Auto e Grand Theft Auto 2, combinando elementos de jogos de tiro em terceira pessoa e jogo de corrida em um novo motor de jogo 3D. A ideia de usar um motor de jogo 3D para um jogo desse gênero, no entanto, não é nova: o primeiro jogo a combinar elementos de ação, tiro, e corrida em um mundo aberto 3D foi Hunter, lançado em 1991 para Commodore Amiga e computador Atari ST.3 4 O primeiro desenvolvido pela DMA Design foi Body Harvest (1998) para Nintendo 64. Tendo uma estréia pública em 1995 no evento SpaceWorld da Nintendo, Body Harvest foi revolucionário para sua época, e apesar das análises um pouco acima da média5 o jogo teve baixas vendas.6 GTA III usa elementos de jogabilidade de Body Harvest e os combina com o design open-ended da série GTA para criar um nível de liberdade e detalhe sem precedentes em 2001.7
A pé, o personagem tem a habilidade de correr (mas não pode nadar), assim como usar armas para fazer combate corpo-a-corpo básico; ele também é capaz de dirigir uma variedade de veículos incluindo barcos e aviões.
As ofensas criminosas, como roubo de carro, assassinato e roubo resultam em níveis cada vez maiores de resistência pelas autoridades. Se o nível de "procurado" atingir certos níveis, a policia, o FBI, e o exército vão reagir de acordo. Quando o personagem colapsa por ferimentos ou é preso, ele reaparece no hospital local ou na delegacia, respectivamente, ao custo de perder todas as suas armas e armaduras e uma quantia em dinheiro para as despesas médicas ou suborno. Embora isso seja similar aos jogos GTA anteriores, o personagem essencialmente possui uma quantidade ilimitada de "vidas", diferente do limite existente em GTA 1 e GTA 2. Isso permite ao jogador "morrer" quantas vezes ele quiser, e faz ser impossível perder definitivamente o jogo.
Armas[editar | editar código-fonte]
Grand Theft Auto 3 possui no total 12 armas, e diferentemente dos demais jogos da saga, ele não possui divisão entre classes de armas. As armas podem ser encontradas em toda a cidade e nas lojas Ammu-Nation e no depósito de Phil Cassidy.
Armas
1 Soco 2 Taco de Beisebol
3 Pistola Colt 4 Micro Uzi
5 Escopeta Remington 870 6 AK-47
7 M16 8 Rifle Sniper M21
9 Lança-foguetes 10 Lança-chamas
11 Molotov 12 Granada
Recepção[editar | editar código-fonte]
[Esconder] Recepção
Resenha crítica
Publicação Nota
1UP.com A+8
Computer and Video Games 9 de 109
Edge 8 de 10
Electronic Gaming Monthly 9.33 de 1010 11
Famitsu 8 / 1012
Game Informer 9.5 de 1013
GameSpot 9.6 / 10 (PS2)14
9.3 / 10 (PC)15
IGN 9.6 / 10 (PS2)16
9.4 / 10 (PC)17
GameSpy 94 de 10018
GamePro 5 de 519
PlayStation: The Official Magazine 9 / 1020
PlayStation 3 Magazine 92%20
PC Gamer US 92%
Pontuação global
Publicação Nota média
Metacritic 97 / 100 (PS2)21
93 / 100 (PC)22
GameRankings 95% (PS2)10
93.5% (PC)23
MobyGames 95 de 10024
Premiações
Premiador Prêmio
GameSpot's Best and Worst of 2001 Most Innovative Game,25 Best Action/Adventure Game,26 Best PlayStation 2 Game,27 Game of the Year28
IGN's Best of 2001 Best Action Game for PlayStation 2 (Editor's Choice and Reader's Choice),29 PlayStation 2 Game of the Year30
GamePro Editors' Choice19
Electronic Gaming Monthly Gold Award11
No seu lançamento, Grand Theft Auto III recebeu análises muito positivas; embora haja alguns pequenos comentários negativos sobre os gráficos, performance e controles, GTA III foi descrito como revolucionário por vários publicações e sites de análises de jogos. Com reviews de 9.6/10 do IGN16 e GameSpot,14 e 8/10 de Edge, 10/10 de Official U.S. PlayStation Magazine, 94 de GameSpy18 e uma média de 95% de acordo com Game Rankings,10 31 o jogo ganhou vários prêmios, como o Jogo de console do ano da GameSpot, Jogo do ano do GameSpy e Cheat Code Central, e Melhor jogo de ação de 2001 pela IGN. Com uma pontuação média das análises em 97% no Metacritic21 o jogo empata com Tony Hawk's Pro Skater 3 como o jogo de PlayStation 2 com melhor análise da história. Foi também incluído na lista de melhores jogos de todos os tempos da GameSpot.7
O site GamePro considerou GTA III o jogo mais importante de todos os tempos, explicando que "os elementos de jogabilidade em mundo aberto do jogo revolucionaram o modo com que todos os jogos são feitos".2 Do mesmo jeito, IGN colocou GTA III na lista dos dez jogos mais influentes.32
Em 2009, Game Informer colocou GTA III em quarto na sua lista de 200 melhores jogos de todos os tempos, dizendo que "mudou a jogabilidade para sempre com seu imenso mundo aberto".33 GamesRadar nomeou o jogo 'o mais importante jogo da década.34
Controvérsia[editar | editar código-fonte]
GTA 3 causou e ainda causa muita controvésia por causa de seu conteúdo violento e sexual. Foi freqüentemente citado na imprensa por causa da oportunidade que os jogadores tem de roubar veículos, pegar prostitutas, fazer sexo (implícito) com ela, e depois matá-la e roubar o dinheiro dela.
Foi por causa do GTA III que a cadeia de lojas Wal-Mart anunciou que, para os jogos classificados como "M" pela ESRB, suas lojas começariam a verificar a identificação dos adquirentes que pareciam ser menores de 17 anos.
Desde seu lançamento, na Austrália, o jogo foi banido por um período e uma versão censurada do jogo foi lançada em seu lugar. Uma das principais razões pare que esta ação fosse tomada era de que a Rockstar não apresentou GTA III ao Instituto de Classificação de Filmes e Livros (OFLC), órgão que, entre outras coisas, classifica jogos de vídeogame de acordo com seu conteúdo, na Austrália.
Em 20 de outubro de 2003, as famílias de Aaron Hamel e Bede Kimberly, dois jovens mortos pelos adolescentes William e Buckner Josh (que, em declarações aos investigadores afirmaram que suas ações eram inspirados por GTA III) apresentou uma ação de $ 246.000.000 contra os editores da Rockstar Games e Take-Two Interactive Software, a varejista Wal-Mart e a fabricante do PlayStation 2, Sony Computer Entertainment America. Rockstar ea sua empresa-mãe, a Take-Two, pediu demissão do processo, declarando em Corte Distrital dos EUA em 29 de outubro de 2003 que "as idéias e conceitos, bem como a" suposta efeitos psicológicos sobre as Buckners estão protegidos pela cláusula constitucional à liberdade de expressão. " O advogado das vítimas, Jack Thompson, negou que e está a tentar mover o processo em um tribunal estadual e sob a proteção do consumidor Tennessee agir. O caso, porém, foi indeferido devido à ausência do réu de conhecimento sobre armas de fogo
Vendas[editar | editar código-fonte]
Grand Theft Auto 3 foi lançado no dia 22 de Outubro de 2001 nos Estados Unidos, e logo se tornou um grande sucesso no país, com o seu preço inicial de US$ 49,95. Pouco mais de 1 mês e meio após seu lançamento, GTA 3 se tornou o jogo mais vendido do ano nos EUA, e consequêntemente no mundo, com mais de 4 milhões de cópias. Em 2002, o game continuou a vender bem, principalmente em Maio, quando ganhou uma versão para computador, sendo o segundo jogo mais vendido do ano, atrás apenas de seu sucessor: Grand Theft Auto: Vice City. Em Setembro de 2007, GTA 3 ja tinha ultrapassado as 12 milhões de unidades vendidas, de acordo com a Take Two Interactive. Em Março de 2008, a Take Two informou que o jogo ja tinha vendido aproximadamente 14,5 milhões de cópias. Atualmente, é estimado que o jogo ja tenha vendido mais de 15 milhões de exemplares.
Legado[editar | editar código-fonte]
Apesar da série Grand Theft Auto ter sido um sucesso underground antes do lançamento do GTA III, foi esse jogo que fez a série se tornar um sucesso mundialmente. O sucesso de GTA III resultou em duas sequencias para console e Microsoft Windows (Vice City e San Andreas), ambas criadas em cima do sucesso do GTA III, assim como três jogos para portáteis (Grand Theft Auto Advance, Grand Theft Auto: Liberty City Stories e Grand Theft Auto: Vice City Stories, sendo que os GTA's LCS e VCS foram liberados para PS2).
A geração seguinte da série, Grand Theft Auto IV, foi lançada em 29 de abril de 2008.
Críticos e jogadores tem usado o termo "Clone de Grand Theft Auto" para descrever um tipo de jogo lançado com a tentativa de emular a jogabilidade em mundo aberto do GTA III[carece de fontes]
Ver também[editar | editar código-fonte]
Grand Theft Auto (série)
Liberty City
Claude Speed
Referências
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